PROCV - Tutorial completo sobre como utilizar uma das funções mais importantes do Excel

Caso esta imagem não esteja aparecendo pra você não se preocupe, é apenas uma ilustração sem importância, pura estética

Fazer buscas em grandes planilhas sempre foi uma dificuldade da maioria dos usuários do Excel, as funções PROC existem para permitir ao usuário transferir dados específicos de uma parte da planilha para outra.

Imagine que você tenha uma lista com 1500 clientes cadastrados e destes 1500 você gostaria de saber o telefone de um deles, procurar o cliente certo no meio desta grande lista é um problema, com a PROC você conseguirá resolver este problema fácil fácil.

Se você precisar de mais dicas relacionadas ao pacote office clique aqui e veja outros tutoriais que preparei.

PROCV

A construção da função PROCV passa por 4 etapas:

=PROCV( Valor Procurado ; Matriz tabela ; Número índice coluna ; Intervalo ou Precisão)


Valor procurado é na verdade uma "chave", ou seja, o valor utilizado para buscar a informação na outra tabela, por exemplo: Imagine que você esteja cadastrado em uma loja, ao comprar nesta loja certamente o vendedor irá utilizar o seu CPF para procurar o seu cadastro no sistema. Neste caso o seu CPF seria a chave ou o valor procurado.

Matruz Tabela é onde! Utilizando o exemplo acima o seu cadastro seria procurado em uma lista onde estariam todos os cadastros dos clientes da loja, esta lista seria a Matriz Tabela.

Número índice coluna é o valor que você quer buscar na matriz tabela, no exemplo da loja, quando o vendedor digitar o seu CPF no sistema, qual informação o sistema deverá retornar?

Intervalo é a precisão da busca, você irá definir se o Excel deverá retornar apenas valores iguais ao procurado ou aproximados. Imagine no nosso exemplo que o vendedor procure seu cadastro pelo CPF, como não existem duas pessoas com o mesmo CPF esta busca deverá ser precisa e encontrará exatamente a pessoa correspondente a aquele número certo? Agora imagine uma busca feita pelo seu nome, ao pesquisar Alexandre por exemplo o sistema poderá retornar outros cadastros com o nome Alexandre, neste caso a busca seria aproximada.

Se você é um usuário iniciante e ainda não conhece a função SOMA clique aqui aprenda o básico primeiro.

Hora de trabalhar

Agora que você conhece todas as etapas da construção da PROCV vamos a prática.

Na planilha abaixo vemos uma série de produtos que foram vendidos durante o mês, note que o campo Valor Unitário está em branco, para inserir este valor você deve observar a tabela de preços que está ao lado.

Aqui temos um exemplo de planilha para o desenvolvimento da função procv, como você não conseguiu visualizar esta imagem, faça o download da planilha no link que disponibilizei neste artigo.

Através do código do produtos é possível identificar o seu preço e preencher o que falta. A função PROCV  irá fazer exatamente isso.

Clique aqui para baixar a planilha acima. Com a planilha aberta selecione a célula D4 e digite:

=PROCV(

Como você já sabe, o primeiro valor que devemos inserir é o Valor Procurado, este valor é o que "conecta" as duas tabelas, ele é o que utilizamos como referência para encontrar o preço do produto na tabela ao lado, neste caso o valor procurando será o códgio do produto:




Coloque um ";" depois de C4, neste ponto devemos inserir a Matriz Tabela, esta matriz é o local onde as informações que procuramos estão, neste caso é a Tabela de Valores, então, basta você selecionar esta tabela:




Selecione (na função) H2:J11, e pressione a tecla F4, assim a tabela de valores vai se tornar uma referência absoluta, caso você não conheça sobre referência absoluta e relativa em breve eu vou publicar um artigo sobre o assunto, fique de olho no blog. O resultado é:




Quase acabando. Matriz tabela devidamente travada, agora insira mais um ";" e vamos ao Número Índice Coluna, esse valor se trata de qual informação nós estamos procurando, neste caso queremos saber o preço dos produtos, caso você observe apenas a tabela de valores você irá notar que o preço está na 3ª coluna, neste caso o núm_índice_coluna é 3, se o preço estivesse na segunda coluna seria dois, e assim vai...



Agora só falta o Procurar Intervalo, aqui tratamos da precisão da busca, caso você queira uma busca precisa basta digitar a palavra Falso ou colocar o número 1, caso você se contente com uma busca aproximada basta digitar a palavra Verdadeiro ou colocar o número 0:


Prontinho , o resultado será TAPETE IRÃ.

Agora que sua função PROCV está pronta, se você quiser fazer um gráfico top e 3D, veja como...

Vê o quanto é mais fácil resolver este caso com a função PROCV, você poderia resolver este mesmo problema através da FUNÇÃO SE, mas neste caso seria necessário criar uma função muito grande, bem mais complexa.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como fazer a sua PROCV deixe aqui nos comentários que te ajudo, blz?

Um comentário:

  1. What is Sports Toto in baseball?
    What is toto in baseball? · MLB · MLB · College Basketball · NBA · 토토사이트 NHL · NCAAF · College Football · MLB Baseball.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.