Função Soma, como usar a função mais conhecida do Excel.

Ops a imagem não apareceu :( Tente recarregar a página de repente ela vem :) Caso você seja deficiente visual não se preocupe, esta imagem é apenas uma simples ilustração não é de grande importância.

Olá meu caro! Seja bem vindo a mais um artigo/tutorial do DIB.

Aqui você não irá aprender a usar a função SOMA, você irá dominá-la de tal maneira que não vai mais precisar pensar para usá-la da próxima vez, você irá se tornar um robô tamanha automação e precisão.

Para começar iremos aprender a função básica, bons estudos.

Função SOMA

No próprio Excel (versão 2010) a descrição da função soma é a seguinte:

SOMA(núm1;núm2;...)
Soma todos os números em um intervalo de células.

Isso quer dizer que ela irá fazer a somatória de todos os valores que forem selecionados (como se isso não fosse lógico).

Se você quiser aprender como fazer um gráfico no Excel leia este artigo aqui mesmo no DataInfoBlog.

Então vamos a nossa tabela de exemplo: Eu estou utilizando aqui no blog o Excel Web App e por isso você nem precisará digitar a planilha, é possível fazer o teste aqui mesmo na tabela de exemplo. Ou se preferir baixe a planilha e teste no seu computador.

Para testar aqui no blog você só terá um pequeno problema, é necessário "traduzir" as fórmulas para o inglês, então fique atento.

Vamos começar?!

Ops você não consegue me ver né? Que bom que eu sou inútil e meramente ilustrativa.


Clique no total do Matheus (planilha abaixo) e digite:

=SUM(
=SOMA(
Depois clique na primeira nota do Matheus (21) e arraste até a última nota (25)

Ficará assim:

 =SUM(B3:E3
=SOMA(B3:E3
Feche o parenteses e pressione enter, o resultado será 76.




Fácil não é mesmo? Todas as funções do Excel possuem uma sintaxe, uma receita. Todas as funções devem começar com o sinal de "=" ou uma "@" logo após digite o nome da função, neste caso SOMA (é válido lembrar que o Excel não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, aí você irá abrir os parênteses.

Dentro dos parênteses você irá adicionar os argumentos da função, que são os dados necessários para a realização do cálculo. Neste caso foi B3:E3.

B3 e E3 são os endereços das células que contém a primeira e a última nota do Matheus.

O sinal " " (dois pontos) significa até, assim o Excel entente que ele deverá somar do primeiro valor (no caso B3) até o último (no caso E3).

Caso você utilizasse o sinal " ; "(ponto e vírgula) o Excel entenderia como um "e" assim o resultado desta operação iria ser 48 ou seja a soma da nota do 1º Bimestre e 4º Bimestre.

Por hoje é só não deixe de dar uma olha na página de tutoriais do Office, de repente você encontra mais um tutorial bacana pra te ajudar nos seus estudos, até os comentários, e um grande abraço!





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.