Linkedin - Tudo o que você precisa saber sobre a maior rede social profissional do mundo - Guia Completo.



O LinkedIn é a maior rede social do mundo!

Calma você não leu errado e eu não fiquei louco, o LinkedIn é sim a rede social mais utilizada no mundo, mas quando falamos de profissionais.

E pra quê participar de uma rede social de profissionais? A resposta para esta questão é um clichê velho e conhecido:

"O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo."


Com tanta gente boa, com tanta competitividade, qualquer pequena vantagem poderá te trazer o cargo dos seus sonhos.

Pra muitos o LinkedIn é uma rede social nova, isso se deve ao fato de que as pessoas ainda vêem as redes sociais como ferramentas para diversão.

Esse cenário está finalmente mudando, veja como o interesse do brasileiro pelo LinkedIn tem aumentado nos últimos anos.

Aqui mostro um gráfico que defende o que foi dito na linha anterior.
Pesquisa feita através do Google Trends no dia 4/4/2015.

É interessante quando vemos em quais estados o LinkedIn é mais popular, note que aqueles estados mais "desenvolvidos", considerados mais "ricos", tem uma maior procura por este tipo de mídia social.

Nesta imagem mostro como São Paulo é o estado que mais procura por mídias sociais profissionais.
Pesquisa feita através do Google Trends no dia 4/4/2015.


Apesar de ainda ser considerada por muitos uma novidade, é uma rede social de fácil entendimento, você verá que não existem grandes segredos por trás da construção do seu perfil.+

E como uma simples rede social poderá te ajudar a obter estas vantagens?

A resposta é Networking, o LinkedIn irá encurtar o caminho entre você e os gestores daquela empresa que você pretende trabalhar, ele irá também te deixar conhecido entre os profissionais que atuam na sua área.

Então imagine, apenas com uma foto (comportada é claro) e um tempinho para montar o perfil você poderá ficar conhecido e respeito no meio profissional, melhor ainda, ficar conhecido principalmente entre aqueles que atuam na sua área.

Bacana né? Então, vou te mostrar como criar a conta, caso você já tenha uma conta continue a partir de... que você irá aprender a melhorar o seu perfil.

Criando a conta




Assim que acessar o site, você poderá começar o seu cadastro, preenchendo o básico:

  • Nome: Digite apenas o seu primeiro nome com a primeira letra em maiúsculo.
  • Sobrenome: Digite o seu sobrenome, não precisa ser todos os sobrenome, afinal, Marcelo Gonçalves soa melhor do que Marcelo Mendonça Souza de Faria Gonçalves. Não é verdade?
  • E-mail: Digite um e-mail válido, o LinkedIn irá exigir uma verificação.
  • Senha: Digite uma senha com no mínimo 6 caracteres.
Clique em cadastre-se agora que você será direcionado par a segunda tela de cadastro.




Neste momento basta preencher os dados sobre o local onde mora, isso será útil para o site encontrar os seus contatos.

Agora basta responder se você é estudante ou não, caso sim, ele irá pedir o nome da instituição e também o período, caso não, ele irá pedir o cargo e a empresa em que você trabalha. Se você não estiver estudando nem trabalhando coloque o último cargo ou a última instituição de ensino.



Depois de preencher tudo ele irá fazer uma pergunta, responda e avance, neste momento ele irá enviar uma mensagem para o seu e-mail para confirmar a conta.

Durante a criação da conta o LinkedIn costuma variar as telas, é possível que você passe por telas diferentes daqueles demonstradas aqui, não se assuste, basta preencher direitinho tudo o que lhe for pedido até encontrar a principal do seu perfil.

Após passar por todas as etapas esta é a página que você verá:



Chegando aqui o primeiro passo está dado, você já tem um perfil no LinkedIn, agora basta preencher os dados para alavancar o seu networking.

Como montar um bom perfil




Foto do Perfil

Comece escolhendo uma foto adequada, não precisa ser uma foto padrão Identidade, mas evite imagens faceboolizadas de mais, se é que você me entende.

Foto Certa

Veja algumas dicas e um exemplo para você escolher a foto certa para o seu perfil

  • Tirada recentemente.
  • Foto apenas da barriga (ou do peito) pra cima.
  • Sem excessos.
  • Nada de foto com namorada, filhos, amigas.

Você veria aqui um exemplo de uma boa foto para o perfil



Foto Errada


Agora vamos ver o outro lado da moeda, o que eu normalmente chamo de foto faceboolizada.

  • Óculos, bonés e outros acessórios.
  • Câmera ou smartphone aparecendo.
  • Poses com caras e bocas.
  • Muita edição, com filtros e efeitos exagerados



Para trocar a foto do seu perfil basta clicar em Perfil e apontar para Alterar foto, escolha sua foto, se necessário corte e pronto.

Nome

Ao lado da foto você terá o seu nome e a oportunidade de trocá-lo, como já foi dito evite colocar um nome gigante, deixe apenas nome e um sobrenome. Não é recomendado utilizar apelidos.

Importante: Para que você possa criar um perfil público você não poderá deixar o seu nome abreviado, para evitar que isso aconteça clique sobre o seu nome e depois clique em Nome de exibição, escolha a opção sem abreviações.

O nome antigo, que você também irá encontrar nas opções de nome, é o local onde você poderá colocar o seu nome de solteiro, caso você tenha alterado quando se casou.

Título

Logo abaixo do nome você terá a chance de editar o título profissional do seu perfil, aqui você irá passar as primeiras impressões sobre quem é você profissionalmente. Por isso use bem estes 120 caracteres.

Lembre-se que o título irá ser exibido junto ao seu nome sempre que o seu você publicar ou participar de qualquer atividade dentro do site.

Resumo Profissional

O resumo profissional é o local onde, utilizando poucas palavras, você irá se apresentar para aqueles que avaliam o seu perfil, procure escrever um resumo curto, aqui não é o local para detalhes, o ideal neste caso é ser bastante direto, descreva apenas o que realmente apenas o que valeu a pena na sua carreira.

Uma boa dica é escrever o seu resumo sempre em 3ª pessoa, assim o seu texto fica mais formal.

Experiência Profissional



De volta ao seu perfil você irá perceber que existe logo abaixo da foto (e também do, agora personalizado, endereço do seu perfil público) algumas "caixinhas" que servirão para completar o seu perfil, essas caixinhas são chamadas de seções.

Pra começar vamos falar sobre as Experiências.

Aqui seria possível visualizar exemplos de seções.
Caso você não encontre a experiência no topo, clique em Visualizar mais.

Clique em Adicionar cargo que o LinkedIn irá apresentar um formulário pra você, preencha os campos corretamente, não se esqueça de colocar uma descrição, eu acredito que aqui é válido detalhar um pouco mais.

Competências e recomendações.

Pra mim, este é um dos melhores recursos do LinkedIn, aqui o usuário poderá destacar aquilo em que é especialista e ser reconhecido por isso.

Quando alguém recomenda uma especialidade sua causa impacto, isso tem peso. Dizer que é bom em alguma coisa é fácil, ter 30 ou 40 pessoas afirmando que você é bom é outra história.

Então vamos colocar aqui todas as suas especialidades, neste campo o LinkedIn irá te ajudar bastante, a medida que você digita sugestões irão aparecer logo abaixo. Digite primeiro aquelas que são mais importantes pra você e deixe as que menos interessam por último.

Eu sinceramente não gosto de "mendigar" em redes sociais, mas neste caso vale apena fazer o trabalho de uma mão lava a outra, acesse o perfil dos seus contatos e recomende-os naquilo em que você sabe que eles são bons, certamente eles vão retribuir, assim todos ganham.

É válido lembrar que você poderá reordenar as suas competências sempre que quiser.

Formação Acadêmica


Imagem ornamental, pouco relevante.
Não existe currículo a sua formação acadêmica, aqui não é diferente, então preencha tudo o mais preciso possível.

Existe um campo descrição na formação acadêmica, é válido destacar lá tudo o que te diferenciou dos outros alunos da escola, vitórias em campeonatos, feiras de ciências, projetos de dança, teatro, participação em concursos (olimpíadas de matemática por exemplo).


Ufa, perfil quase pronto, além dos itens que já destacamos aqui pra cima você poderá preencher uma série de outros itens interessantes como:


Outros itens do perfil como: Idioma, Trabalhos voluntários etc.


E mais um monte de coisas.

Gostando até aqui, não deixe de dar uma olhada na página Mais Redes Sociais, assim você ficará ainda mais informado sobre as as redes sociais mais importantes do mundo.

Perfil Público

Um recurso muito legal! Com o perfil público seus dados poderão ser acessados por qualquer pessoa tendo ou não um perfil na rede social.

Imagine um currículo online, o perfil público é mais ou menos isso.

Outra vantagem desta ferramenta é a facilidade de encontrar algum contato. Buscar alguém pelo campo de busca do LinkedIn nem sempre é uma tarefa fácil, com o endereço do perfil público não tem erro.

Criando um perfil público você terá um endereço personalizado (o meu por exemplo é linkedin.com/in/alexandresr), este endereço é quem facilita a busca pelo seu perfil.

Criando o perfil Público:

Primeiro clique em Perfil, observe o que esta logo abaixo da foto, você irá encontrar um linkAtualizar informações do perfil público, ou uma URL. Caso tenha encontrado o link basta clicar sobre ele, caso tenha encontrado a URL posicione o ponteiro sobre ela e clique na pequena engrenagem que aparecerá logo a frente.

Agora você será direcionado para a tela onde é possível, criar o seu endereço personalizado, a direita você encontrará o link + Crie sua própria URL, clique nele e escolha a sua, lembrando que assim como qualquer outro endereço na internet ele não permite caracteres especiais e endereços repetidos.

Nesta imagem você veria o local onde é possível trocar a URL.

Quase pronto, agora não esqueça marcar Tornar meu perfil público visível para todos, e escolher o que irá ser exibido nele.

Página Inicial

Home Page da rede social

Este é o cabeçalho da home, aqui você terá a oportunidade de expor suas ideias, veja o campo Compartilhar atualização, neste campo você irá incluir os textos de suas publicações, ao lado temos a opção para carregar imagens e por fim o botão publicar.

Cuidado: Os usuários do LinkedIn geralmente não toleram publicações muito informais como imagens engraçadas, fofoca de famosos, muito menos correntes religiosas e gols da rodada. Aqui é trabalho! Só isso!

Mas abaixo você verá a linha do tempo com os já tradicionais botões para Gostar, Comentar e Compartilhas as publicações de sua rede.


Por hoje, é só, você já pode criar um belo perfil na maior rede social profissional do mundo, e não fazer feio. Em breve eu reapareço para falar sobre grupos, empregos e muito mais sobre o LinkedIn, espero que tenham gostado, aqui em baixo você pode deixar o seu comentário, pra gente continuar o nosso papo.

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.